Campanha „Salve Cumbuco“
Ofício para as Autoridades
Ao Governador do Estado do Ceará, Sr. Cid Gomes,
Ao Secretário de Turismo do Estado do Ceará, Sr. Bismark Maia
Ao Conselho Estadual do Turismo
Ao Superintendente da SEMACE, Sr. Herbert Vasconcelos Rocha,
Ao Deputado Federal, Sr. José Gerardo Oliveira de Arruda Filho
A Prefeita do Municipio de Caucaia, Sra. Inês Arruda
Ao Presidente da União de Vereadores do Ceará, Sr. Francisco Deuzinho de Oliveira Filho
Ao Presidente do Instituto do Meio Ambiente de Caucaia, Sr. Candido Neto
Urgente! Salve Cumbuco para assegurar o turismo sustentável
Excelentíssimo(a) Senhor(a)
Tomei conhecimento do Movimento „Salve Cumbuco“ da Associação Amigos de Cumbuco e Tabuba („AACT“) pela internet ( www.salvecumbuco.com ). Daí eu soube que cerca de 1600 pessoas representando mais de 60% da população local já deram o seu apoio ao Movimento através de um abaixo assinado. A campanha teve uma grande participação dos moradores de Cumbuco no dia 3.2.2007 em que o abaixo assinado foi entregue às autoridades do Município. Este evento obteve ampla cobertura pelas mídias (TV Cidade, Canal 22, O Povo, O Diário do Nordeste) e mostrou o forte interesse público em favor das reivindicações do Movimento.
Eu pessoalmente concordo também plenamente com as reivindicações da AACT de reduzir a altura dos prédios de 4 para 2 andares, entre outras, a fim de preservar a paisagem única e a Vila pitoresca do Cumbuco que ainda é uma das praias mais belas do litoral do Nordeste do Brasil. Além de prejudicar a visão panorámica do lugar, prédios acima de 2 andares perturbam a sua vizinhança com relação à ventilação, visibilidade e privacidade como inibem a livre circulação do vento que é fundamental para a prática do kitesurf que atrai cada ano mais turistas de todo o mundo.
Justamente por causa do crescimento rápido do turismo surgiu uma onda de especulação imobiliária em Cumbuco que está visando maiores lucros através da densificação e elevação das construções de apartamentos e hoteis. Acontece que estas construções põem em risco a beleza e portanto a atratividade turística do Cumbuco. Muitos lugares turísticos em todo o mundo como no Brasil (p.ex. Jericoacoara, Canoa Quebrada, Praia do Forte, Porto de Galinhas etc.) mostram que a preservação da paisagem e do meio ambiente são fatores decisivos para assegurar o desenvolvimento sustentável do turismo. Ao outro lado, estes lugares provaram que a preservação paisagística e ambiental não impediu o crecimento do turismo, mas sim garantiu um desenvolvimento ordenado de alto valor agregado beneficiando sobretudo a população local. Sem a revogação imediata do artigo da Lei de Obras e Postura de 2001 que permite a construção de prédios até 4 andares, Cumbuco perderá a médio prazo a preferência dos turistas e das pessoas que gostam de Cumbuco como eu.
Atenciosamente
FONTE: http://salvecumbuco.com/savecumbuco.php?show=letter&lang=br